suellen mendes referencia cozinha pinterest

Para muitos consumidores, a cozinha é o lugar mais detalhado e aconchegante da casa. É um local onde as pessoas passam muito tempo, portanto, exige praticidade e bom senso na hora de elaborar um projeto para a cozinha planejada. A seguir, lhe mostro 13 erros que podem ser evitados durante o planejamento deste ambiente. Confira!

– Torre de fornos
Na hora de criar o projeto, é preciso avaliar se realmente é possível ter a tão sonhada torre de fornos. A torre pode fazer com que você perca muito espaço no balcão da pia, além da possibilidade de não ter espaço suficiente.
A dica que eu te dou para solucionar este problema é colocar o forno abaixo do cooktop, e o micro-ondas embutido com os aéreos. Dessa forma, você resolve o problema de espaço, sem deixar de lado detalhes importantes para você.

– Altura e profundidade do micro-ondas
O micro-ondas é um item que promove praticidade e rapidez, facilitando nossa rotina na cozinha.
Mas acertar a altura desse eletrodoméstico na hora de planejar a sua cozinha pode ser um tanto complicado.
Então, para resolver o seu problema e não errar nessa etapa, aqui vai algumas dicas:
* A altura do micro-ondas deve ficar entre 1,30m a 1,50m do chão. Procure deixar na altura do seu rosto, para evitar queimaduras e facilitar o acesso a ele.
* Quando o micro-ondas é instalado junto aos aéreos, o nicho onde ele será instalado fica mais profundo em comparação com os restante dos aéreos. Isso se dá pelo fato do micro-ondas ter, em média, 0,45cm de profundidade, além do espaço necessário para a ventilação e a fiação do produto.

– Interruptores e tomadas
Em muitos casos, as tomadas e interruptores passam despercebidos na hora de planejar a cozinha. Porém, é extremamente importante incluir esses detalhes no projeto, para não tornar a rotina diária comprometida após a conclusão. Confira as dicas:
* Prever, durante o processo de planejamento, a quantidade necessária de tomadas e interruptores, pois a fiação destes pontos elétricos precisa estar posicionada nos lugares indicados no plano antes da montagem dos móveis.
* Deixe listado todos os eletros que serão utilizados na cozinha como, por exemplo, geladeira, forno, micro-ondas, máquina de lavar louça, cooktop, além de itens que ficam na bancada como batedeira, cafeteira e liquidificador. Dessa forma, você consegue organizar a posição adequada para as tomadas.

– Área molhada da bancada
Toda bancada de cozinha precisa ter um espaço denominado “área molhada”. Esse espaço é um rebaixo, como um pequeno “degrau”, e limita onde a água que cai para fora da cuba pode empossar. A área molhada é um espaço importante, e que faz toda a diferença no uso da bancada da pia. Ela precisa estar ao redor da cuba, e pode ser feita na medida que você achar mais adequado. Porém, próximo ao cooktop, deve-se manter uma área seca, evitando que a água não fuja muito da região da cuba.

– Rodapés
É sempre importante não finalizar o rodapé alinhando com o final do móvel, pois dessa forma, ele não se torna funcional e você ficará batendo a ponta dos pés ou do calçado nele.
O ideal é manter ele um pouco recuado, cerca de 10cm pode ser o suficiente.

– Bancada suspensa, com rodapé
Para pensar na possibilidade de deixar sua cozinha sem rodapé, deverá ser analisado o tamanho da bancada, e quando é escolhido a opção suspensa, é preciso levar em conta se irá suportar todo o peso sem precisar de apoio. Caso a bancada seja muito grande, o ideal é que possua um rodapé para sustentação, caso contrário, com o tempo, seu móvel pode envergar devido ao excesso de peso.

– A pedra correta
As pedras corretas para o projeto da cozinha são granitos, silestones e porcelanatos.
O mármore não é indicado por ser muito poroso, além da grande possibilidade de manchar. Não que as outras opções também não tenham a chance de manchar, mas o mármore tem maiores chances do que as outras opções.
Nos dias de hoje há muitas seleções no mercado, e alguns detalhes são importantes na hora de escolher: bancadas feitas de porcelanatos ficam lindas, além de possuírem uma variedade de cores e detalhes. Porém, são mais frágeis que o granito e o silestone. Fique de olho nos prós e contras de cada material antes de decidir.

– Quem vai usar a cozinha?
Um erro comum na hora do planejamento da sua cozinha é não pensar em quem realmente vai utilizá-la. Pontos importantes como altura das pessoas devem ser levados em consideração, pois cada um tem tamanho diferente, necessidades diferentes e que precisam de adaptações diferentes. A altura da pia, dos aéreos, da bancada de refeições rápidas e da posição dos eletros precisam ser detalhados, com questões de ergonomia. Esse planejamento fará toda a diferença no dia a dia.

– Otimização do espaço
Em cada ambiente é necessário avaliar as possibilidades para aproveitar ao máximo cada espaço livre, e na cozinha não é diferente, pelo contrário, é um dos ambientes que mais necessita desse olhar. Os espaços devem ser usados no projeto para se tornarem funcionais, e não apenas bonito. Não esqueça desse detalhe na hora de montar seu planejamento.

– Cores e acabamentos
Um erro que deve ser evitado é misturar cores ou acabamentos, sem critérios específicos. Uma boa dica é contratar um profissional que possa lhe auxiliar na hora de escolher as opções mais adequadas de cores e acabamentos, de forma a tornar o projeto harmônico, principalmente na hora de integrar com outros ambientes. Isso evita que você se incomode com a finalização do projeto e precise refazer.

– Iluminação
A iluminação é um elemento chave, e precisa de uma atenção especial no projeto da cozinha. A pouca iluminação natural e pontos de iluminação posicionados em lugares não muito favoráveis podem influenciar e causar erros no plano. Tome cuidado com esses detalhes, e aposte em simplicidade. Às vezes, apenas uma luminária embutida nos armários pode fazer a diferença.

– Exagero nos detalhes
Evite ao máximo exagerar na escolha de detalhes, como por exemplo em pisos, móveis, pedras, iluminação, persianas, entre outros. Lembre-se que todo o projeto deve estar em constante harmonia.

– Circulação
No planejamento, pense na circulação de pessoas na sua cozinha. Não coloque móveis em excesso, ou eletros que o seu ambiente não comporte. Isso torna a sua rotina complicada, e pode causar transtornos desnecessários.

Todas essas dicas auxiliam você na montagem da sua cozinha planejada. Mas a principal dica é contar com o auxílio de um profissional da área, para te ajudar na escolha de cada detalhe, com a experiência necessária para resolver questões que podem impactar no projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.